Especialização em Mamografia

Especialista técnico em mamografia é o profissional que presta todo o suporte e prepara as pacientes para a realização do exame. Cabe a esse profissional explicar como ocorre todo o procedimento e sua importância. Além disso, ele opera o equipamento, interpreta as imagens e faz que sejam cumpridas todas as normas de segurança e radioproteção. A Especialização Técnica do Instituto de Ensino Dom Bosco é voltada aos profissionais formados em radiologia que queiram enfocar sua atuação profissional em exames mamográficos.

 

O curso tem uma carga horária de 280 horas e inclui aulas práticas e teóricas. A atuação profissional esperada de alguém que cursa a Especialização Técnica em Mamografia é clara: empatia, cuidado e precisão. Estes são os fatores-chave para o sucesso profissional. Isto porque a pessoa irá operar mamógrafos digitais e analógicos e posicionar a paciente de forma precisa, evitando que possíveis áreas infectadas com câncer de mama ou outros nódulos deixem de ser vistos. Lembrando que o exame prevê duas incidências em cada mama e pode ser realizado com a paciente tanto em pé, quanto sentada. Um especialista técnico em mamografia tem várias opções de locais para trabalhar. Existem vagas não somente em hospitais públicos e privados, como também clínicas e pronto atendimentos espalhados pelo país. O mercado de trabalho, no entanto, exige preparação e qualificação adequada. Geralmente, a jornada de trabalho desta especialização técnica gira em torno de 8 horas diárias, de segunda à sábado. Já em hospitais, a carga horária costuma incluir plantões de 12 horas e expediente também aos domingos e feriados. Normalmente, o profissional desta especialização trabalha 120 horas por mês.

 

A mamografia é considerado um exame de diagnóstico por imagem preciso, capaz de detectar precocemente qualquer anormalidade nas mamas. Portanto, é um setor com muitas oportunidades, oferecendo vagas não somente em hospitais públicos e privados, como também clínicas e pronto-atendimentos espalhados pelo país. O mercado de trabalho, no entanto, exige preparação e qualificação adequada. A Especialização Técnica em Mamografia possibilita uma atuação profissional plena na área médica, sobretudo com o público feminino. Aqui, vale lembrar que mulheres devem fazer sua primeira mamografia entre os 35 e 40 anos. Já entre os 40 e 50 anos, a frequência da mamografia deve ser determinada pelo médico e após os 50 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame anualmente. Espera-se deste profissional, ainda, a vontade e determinação de estudar sempre já que a especialização técnica em mamografia exige qualificação e atualização profissional constantes.

Vantagens da Especialização no Instituto de Ensino Dom Bosco

  • Professores de comprovada atuação profissional;

  • Garantia de um conteúdo atualizado;

  • Completa infraestrutura educacional;

  • Mensalidades acessíveis;

  • Facilidade com o material didático;

  • Aulas teóricas realizadas com auxílio de diversos recursos audiovisuais;

  • Manipulação de imagens digitais nos mesmos softwares usados no mercado de trabalho;

  • Carga horária de 280 horas;

  • Conteúdo em sala de aula mais próximo possível da realidade vivida no dia a dia de quem trabalha na área

 

Duração do curso: 05 meses, com 160 horas de teoria e 120 de práticas assistidas, aulas 02 vezes por semana das 18:30 às 22:30 sendo 2ª e 4ª em uma semana e 3ª e 5ª na outra semana, temos a opção de turmas aos sábados das 08:00 às 17:00 a duração é a mesma. Precisamos de ter no mínimo 25 alunos efetivamente matriculado para a abertura das turmas. Investimento: Para alunos que cursaram ou cursam Radiologia no Dom Bosco 1 + 5 de R$ 229,00 com vencimento sempre até o dia 08 de cada mês. Para pessoas que não são e não foram alunos Dom Bosco 1 + 5 de R$ 279,00.

O que se estuda? Entre outras disciplinas: Anatomia, Fisiologia e Patologia da mama, Posicionamentos Mamográficos, Procedimentos Invasivos.

1/1