top of page
  • Foto do escritorDom Bosco Caragua

Como escolher um curso técnico? Entenda aqui!

A esta altura, se você chegou até este artigo já deve estar interessado(a) em realizar um curso técnico, não é mesmo? Mas já pensou em qual curso, em que área pretende atuar?

Depois de escolhida a sua área de atuação (enfermagem, radiologia, estética, etc), a primeira coisa que você precisa identificar é o seu objetivo, o que você quer?

Entrar rapidamente no mercado de trabalho? Se qualificar com menos investimento financeiro? Ter uma experiência prática da área para se decidir seguir na profissão?

São muitas possibilidades em várias áreas interessantes e escolher uma para seguir pode ser bem desafiador e, para te ajudar com isso, nós escrevemos este artigo.

Aqui você vai encontrar todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha.

Acompanhe a leitura até o final para poder se decidir.


Cursos Técnicos e o mercado de trabalho na área da saúde

Os cursos técnicos são aqueles cursos que profissionalizam as pessoas para trabalharem de forma rápida e menos onerosa na área de atuação que escolheram.

Eles foram legalizados no Brasil no ano de 1906 para atender a demanda por mão de obra qualificada das indústrias, surgindo cursos e cargos técnicos em diversas áreas, como a saúde, a tecnologia, a estética…

Os cursos técnicos e profissionalizantes são cursos que podem ser realizados a partir dos 16 anos, quando a pessoa ainda se encontra cursando o ensino médio ou após o seu término, e podem durar de meses até 3 anos.

Segundo dados do IBGE, coletados no último censo, o Brasil registrou 9,3 milhões de estudantes cursando o ensino médio, sendo que 7,1% destes jovens também frequentavam algum tipo de curso técnico, e esse número só tem crescido.

Os cursos técnicos são excelentes oportunidades para quem queira ganhar mais do que quem só cursou o ensino médio.

Suas grades curriculares têm ênfase na prática e menos teoria, preparando o profissional para atuar nas linhas de frente de vários tipos de serviços.

São muitas as opções dentro da área da saúde para os técnicos, destacando-se a enfermagem, a radiologia e a estética, todos aquecidos e carentes de bons profissionais para realizar a parte prática.

Para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e ganhar experiência no setor, os cursos técnicos, ofertados por Instituições sérias são excelentes opções, tanto para jovens como para quem precisa se reinventar e se recolocar no mercado de trabalho.


Por que é importante procurar por uma instituição de ensino de qualidade?

O mercado está carente de bons profissionais, repito: bons profissionais, capacitados e devidamente treinados.

Mas o que faz de uma pessoa um bom profissional técnico?

Sem dúvida alguma, a Instituição que você escolhe para se profissionalizar faz toda a diferença no seu currículo e no salário que vão te oferecer.

Para estar seguro na escolha, você deve conferir se a escola técnica na qual você pretende se formar é reconhecida pelo MEC, isso é o mínimo.

E não é só isso, a infraestrutura da instituição e a qualidade dos professores diz muito sobre o que você vai aprender na prática.

É preciso buscar por boas escolas, com bons laboratórios, que ofereçam a experiência real da vivência da profissão que você escolheu.

Isso garante que você vai chegar no seu primeiro emprego sabendo exatamente como executar as suas funções e oferecer a melhor mão de obra qualificada que o seu empregador pode ter.

Esse é o caminho para se alcançar os melhores salários e as melhores colocações.

Não é difícil escolher um curso técnico com tantas opções no mercado, principalmente se a sua opção for pelas áreas da saúde e da estética, sempre em alta.

Basta focar no seu objetivo e aproveitar todas oportunidades que um curso profissionalizante pode fazer pela sua carreira.

Mas atenção, é preciso escolher bem a escola que vai cursar!

O Instituto Dom Bosco possui excelentes cursos livres, técnicos, de qualificação e especialização nas áreas da enfermagem, radiologia e estética, oferecendo aos seus alunos uma estrutura diferenciada, que possibilita uma vivência real da profissão durante o curso para que os nossos alunos possam adquirir as habilidades, experiência e confiança necessárias para se tornarem profissionais de sucesso.


Esteja competitivo(a) no mercado de trabalho: conheça os cursos disponíveis da Dom Bosco Saúde!

Comments


bottom of page