top of page
  • Foto do escritorDom Bosco Caragua

Curso técnico ou graduação: quais as diferenças?

No mundo moderno de hoje, cada vez mais cedo os jovens querem independência, liberdade e autonomia financeira e escolher o que fazer da vida após terminar o ensino médio pode virar um drama: estudar um pouco mais ou ingressar logo de cara no mercado de trabalho?

Segundo dados do IBGE, no terceiro trimestre de 2022, a taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (15,3%) foi maior que as taxas dos demais níveis de instrução analisadas.

E você sabe qual o motivo para este fenômeno?

O que acontece é que o mercado de trabalho está repleto de oportunidades e vagas de emprego, mas o que falta para os brasileiros é qualificação. Há vagas, mas não há pessoal capacitado, essa é a verdade.

Mas qual escolher, curso técnico ou cursar uma faculdade?

Escolher entre fazer uma graduação e um curso técnico pode não ser uma tarefa muito fácil, porque depende de vários fatores. Para te ajudar a entender melhor, iremos explicar neste artigo as diferenças entre uma graduação e um curso técnico.

No final da leitura você terá condições de se decidir, fique com a gente até o final.

Boa leitura!


Conhecendo os seus objetivos

A primeira coisa que você precisa saber é onde quer chegar, esse é um exercício que parece bobo, mas faz parte de se ter um planejamento de vida.

Por exemplo, se você tem o sonho de cursar uma graduação mas não tem como pagar, você pode fazer um curso técnico que te qualifica para arranjar um emprego e prosseguir nos estudos.

Além do mais, se o seu sonho também é se tornar um profissional da saúde, uma excelente área para os profissionais técnicos que, se formados por boas instituições de ensino, alcançam excelentes vagas com excelentes salários.

Para quem precisa começar a trabalhar rápido, se formar em um curso técnico é uma excelente opção para conseguir entrar no mercado de trabalho e conseguir uma boa colocação de emprego.

E, se você não tem certeza se quer mesmo atuar em uma determinada área, como por exemplo a da estética, uma boa alternativa pode ser cursar um técnico para ter uma experiência maior e decidir por fazer ou não uma graduação.

Tudo depende dos seus objetivos e traçar um plano para a sua carreira é o que vai te fazer alcançar o sucesso.


Curso técnico ou faculdade: quais as principais diferenças?

O curso técnico e a graduação são diferentes em vários aspectos, sendo que as principais são a duração e o foco profissional.

Enquanto a graduação pode durar até 6 anos, um curso técnico não pode durar de poucos meses até 3 anos, é uma diferença considerável para quem precisa começar a trabalhar rápido.

O foco profissional do curso técnico é preparar o aluno para exercer uma função específica e, por este motivo, tem foco na prática, enquanto a graduação oferece ao aluno uma gama ampla de conhecimento teórico, que o possibilita ter diferentes possibilidades de atuações dentro da área escolhida.

Um curso técnico profissionalizante custa muito, muito menos que uma graduação.

Outra diferença importante é que a graduação exige que você já tenha cursado o ensino médio, mas um curso técnico pode ser feito junto com os três últimos anos da escola, a partir dos 16 anos.


Como escolher o melhor para mim?

Muitos jovens ainda não se sentem prontos para decidir tão cedo o futuro da sua carreira profissional e, antes de começar uma graduação, optam pelo curso técnico para se preparar e ingressar no mercado o quanto antes.

A formação de profissionais técnicos é extremamente importante para o mercado de trabalho, principalmente no setor da saúde no pós-pandemia.

Tanto na frente da enfermagem quanto nos setores de radiologia, os bons técnicos estão se tornando cada vez mais cobiçados pelos hospitais, clínicas e consultórios médicos, incluindo o setor da estética.

Se especializar na área da saúde e seguir estudando, experimentando a vivência prática do dia a dia da profissão é uma oportunidade de se descobrir em um mundo novo, ou não.

Mas para ser um bom profissional técnico ou graduado você deve escolher a melhor Instituição para se profissionalizar.

O nome da escola que você cursou sempre vai estar no seu currículo e é, também, um diferencial competitivo.

O Instituto Dom Bosco Saúde é referência e destaque na região de Caraguatatuba/SP com os seus cursos com estrutura de ponta, com professores qualificados e laboratórios onde os alunos aprendem na prática, através da experiência real do âmbito profissional.


Se você pretende se tornar um profissional técnico da área da saúde ou da estética, conheça os cursos disponíveis no Dom Bosco Saúde!


bottom of page