top of page
  • Foto do escritorDom Bosco Caragua

Dicas de como ter as redes sociais voltadas para profissionais da saúde

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e principalmente com o advento da pandemia do COVID-19, a forma com que as pessoas se relacionam e fazem negócios mudou, e na área da saúde não é diferente.

Hoje, o profissional da saúde que não utiliza as ferramentas tecnológicas e as redes sociais para a divulgação e prestação de serviços está ficando para trás.

Segundo a pesquisa Digital in 2020, desenvolvida pelo site We are Social e a empresa norte americana Hootsuite, cerca de 97% da população brasileira está conectada à internet em smartphones, o que torna a internet uma avenida de oportunidades.

Essa pesquisa mostra que o Brasil está no 3º lugar no quesito tempo de uso de aplicativos ligados à internet: whatsapp, youtube, instagram, meta, linkedin e muitos outros, são todas as ferramentas disponíveis para que o profissional de saúde desenvolva a sua visibilidade e tenha sucesso na carreira.

Para você entender melhor como as redes sociais podem ser usadas por profissionais de saúde, elaboramos este artigo, com dicas sobre o assunto.

Acompanhe a leitura até o final para aprender a se destacar.


Mercado de trabalho para os técnicos

O mercado de trabalho no nicho da saúde sempre esteve aquecido e essa situação se acentuou ainda mais quando, na pandemia, nos deparamos com a falta de pessoal qualificado para trabalhar nas linhas de frente no ramo da saúde.

São muitas as oportunidades de trabalho em clínicas, hospitais, consultórios, atendimento domiciliar, dentre muitos outros no ramo da saúde.

Escolher cursos técnicos de enfermagem, radiologia, curativos, cuidador de idosos, socorrista e até mesmo cuidador de crianças é escolher uma carreira promissora, cheia de oportunidades e vagas de trabalho para o bom profissional, devidamente qualificado.

Mas, como me destacar no meio da multidão?

Entenda melhor no tópico abaixo.


Quem não é visto, não é lembrado

Antigamente, procurávamos emprego e profissionais através dos catálogos de listas telefônicas e os profissionais da saúde tinham que contar com a sorte de terem os nomes escolhidos.

As coisas mudaram bastante. Hoje, a internet e principalmente as redes sociais, funcionam como vitrines, espaços de visibilidade onde o profissional da saúde pode mostrar a sua autoridade no ramo de sua atuação através da produção de conteúdo e da exposição da sua própria imagem.

É a mais nova forma de se relacionar, demonstrar autoridade e de fazer negócios com as pessoas que estão cada dia mais exigentes.

As redes sociais são o terreno, a oportunidade perfeita para que os profissionais técnicos possam mostrar o seu trabalho, apresentar o seu diferencial e se destacar da concorrência.


7 dicas para seu perfil profissional

Para poder alcançar a visibilidade que você deseja, conquistar a vaga dos seus sonhos ou se autopromover profissionalmente é preciso entender como utilizar as redes sociais.

E, para te ajudar nessa missão, separamos 7 dicas para a construção de um perfil profissional nas redes sociais, veja:


  1. Desenvolva a sua identidade em cima do seu diferencial - O que te destaca da concorrência? Isso precisa estar bem definido na sua Bio.

  2. Conheça o seu público - desenvolva a persona do seu negócio, compreenda quais são os seus desejos e os seus sonhos.

  3. Antes de tentar se vender, produza conteúdo informativo de qualidade, mostre o seu conhecimento. Aqui é muito importante adequar a linguagem que você vai usar com a sua persona, ou seja, o seu público.

  4. Escolha uma boa foto de perfil, que mostre realmente quem você é. Não se esqueça que estamos na era das imagens e as pessoas são extremamente visuais, é preciso tomar cuidado com a primeira imagem que você transmite.

  5. Faça parcerias com outras marcas e prestadores de serviços.

  6. Cuidado com a publicidade! Existem algumas regras quanto à exposição de profissionais da saúde. Para saber mais detalhes é preciso consultar as regras do conselho de classe da sua profissão.

  7. Tenha constância e não desista. Poste com frequência, mude essa frequência, faça testes, é um processo e muita coisa a gente só aprende se funciona testando.Então, mão na massa!


Não há como fugir, a tecnologia avança cada vez mais e, para ser visto e reconhecido como profissional e se manter competitivo no mercado de trabalho, as redes sociais são excelentes ferramentas.

No mais, é só se dedicar aos estudos e ao desempenho do seu trabalho que o sucesso estará garantido.


O Instituto Dom Bosco Saúde te ajuda a se tornar o melhor profissional e a destacar, através de seus cursos técnicos, livres e profissionalizantes na área da saúde, ensinando as habilidades, a experiência e a confiança necessárias para que você se torne o melhor profissional técnico.

Esteja entre os melhores, conheça os cursos técnicos do Dom Bosco Saúde!


bottom of page