top of page
  • Foto do escritorDom Bosco Caragua

Saiba a diferença entre: Massagem Modeladora, Massagem Relaxante e Drenagem linfática!

O Brasil lidera o 4º lugar no ranking mundial dos países com a população mais vaidosa do mundo e que mais gasta com estética.

Ao contrário de outros setores, que ainda sofrem com as consequências da pandemia, o setor da estética só cresceu nos últimos anos e promete continuar em plena ascensão e a busca por profissionais qualificados para atuarem no mercado só vai aumentar.

Se você chegou até aqui porque está pensando em fazer um curso técnico ou profissionalizante em estética, esta leitura é para você.

Fique conosco até o fim e entenda a diferença entre massagens modeladoras e relaxantes e a drenagem linfática e como o mercado da estética pode ser uma excelente opção de carreira para você.

Boa leitura!


O Técnico em estética e mercado de trabalho

O técnico em estética tem várias possibilidades de trabalho, pode ser autônomo, trabalhar em hospitais, clínicas, salões de beleza, barbearias e até mesmo em academias de ginásticas.

Como autônomo, ele(a) pode atender em espaço próprio e até mesmo em domicílio.

Em hospitais, o profissional da estética pode atuar na recuperação de pacientes no pós-cirúrgico, aplicando drenagens e massagens que ajudam na recuperação dos pacientes no pós-operatório.

Em clínicas e salões o técnico em estética formula protocolos de tratamentos personalizados e de atendimentos avulsos, trabalhando com clientes que buscam relaxamento e melhora do visual.

Em uma clínica, por exemplo, o esteticista pode trabalhar ajudando pacientes com problemas de saúde, para fins terapêuticos, como é o caso da massagem relaxante, bem como para fins estéticos - modeladoras e linfáticas.

Quando se trata de tratamento corporal, as massagens podem ajudar as pessoas de diversas maneiras e investir nessa carreira é uma excelente opção para quem queira ingressar no mercado rápido e obter excelentes rendimentos.


Diferença entre massagem modeladora, massagem relaxante e drenagem linfática

Para que você entenda melhor, vamos te explicar a diferença entre massagem modeladora, massagem relaxante e drenagem linfática.

Comecemos pela massagem relaxante, que é um tipo de massagem terapêutica, realizada através de toques suaves, com o uso de pedras, óleos, velas e outros acessórios que promovam o relaxamento do corpo.

As massagens relaxantes são um cuidado pessoal que ajudam as pessoas a controlar o estresse, a dormir melhor, se verem livres das tensões do dia a dia, bem como para compensar a rotina diária de excesso de escritório e computador.

O relaxamento ocasionado pelas massagens relaxantes ocorre devido à liberação de hormônios que estão relacionados ao prazer e à sensação de bem estar.

Além de ser um momento de autocuidado, as massagens relaxantes atuam diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas.

As massagens modeladoras são muito diferentes das relaxantes, começando pelo objetivo. Enquanto a primeira promove o relaxamento, na massagem modeladora o esteticista utiliza de movimentos com mais pressão e o uso de rolos e outras técnicas para literalmente dissolver a gordura do corpo, espalhando-a e assim modelando o corpo.

Seus efeitos são notados depois de algumas sessões e, além de redução de medidas, as massagens modeladoras estimulam a circulação sanguínea e o metabolismo de quem as recebe.

As drenagens linfáticas, uma técnica de massagem corporal que visa eliminar a retenção de líquidos do corpo, podem ter finalidade terapêutica, para o tratamento de doenças como linfedema e a retenção de líquidos, bem como pode ser meramente estética, como no caso de pós-operatório de cirurgias plásticas e no tratamento de celulites.

Até as grávidas se beneficiam de uma boa drenagem linfática para ajudar com o inchaço e a retenção de líquido, realizada por um(a) esteticista capacitado e bem treinado.

Como você pode perceber, o ramo da estética focado nas massagens, sejam elas relaxantes, modeladoras ou linfáticas, é enorme e se capacitar através de um curso técnico em estética te dará o reconhecimento financeiro que você precisa, com certeza.

Mas, para conseguir as melhores vagas é preciso buscar boas Instituições de ensino que te preparem para a atuação prática, onde você realmente aprenda as técnicas para se destacar no mercado.


O Curso de estética do Instituto Dom Bosco te prepara para atuar como massagista para trabalhar em salões de beleza, clínicas, hospitais e muitos outros. As aulas práticas são realizadas no fantástico laboratório do Dom Bosco, onde os alunos aprendem a realmente colocar a mão na massa.

Se você está a procura do melhor curso técnico em estética da região de Caraguatatuba/SP, não procure mais, você acabou de encontrar.

Conheça agora mesmo o curso técnico em Estética do Dom Bosco Saúde e esteja na frente no mercado da estética.

bottom of page