top of page
  • Foto do escritorDom Bosco Caragua

Curso de Técnico em Enfermagem e mercado de trabalho

O técnico de enfermagem é um profissional fundamental para a sociedade. Afinal, ele se encarrega de oferecer os cuidados de saúde necessários para o tratamento de pacientes, além de atuar na prevenção de doenças.

Mas como será o mercado de trabalho para esses profissionais? Há oportunidades suficientes? Essas são algumas dúvidas de quem se interessa em fazer um curso Técnico em Enfermagem. Pensando nisso, resolvemos trazer este post.

Aqui, você entenderá como é o mercado de trabalho para os profissionais técnicos em enfermagem.

Confira!

Profissão técnico em enfermagem

Para começar, é importante saber mais sobre o técnico de enfermagem. Na prática, ele atua diretamente no atendimento aos pacientes, realizando atividades básicas para a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

O técnico de enfermagem é capacitado para atender pessoas em estado crítico de saúde, como nos quadros de média e alta complexidade, juntamente aos profissionais com graduação em enfermagem.

Assim, o técnico ajuda os enfermeiros em suas tarefas rotineiras, como prestação de assistência aos pacientes, planejamento das funções e controle do risco de infecção hospitalar. Dessa maneira, a sua principal atribuição é auxiliar nos cuidados da enfermagem.

Curso Técnico em Enfermagem

Agora que você já sabe o que faz um técnico de enfermagem, é interessante entender sobre o curso que forma esse profissional. Ele é de nível médio, portanto, para estudá-lo, o aluno deve ter concluído o ensino médio ao ingressar ou ao finalizar esse curso. Sendo assim, há instituições que aceitam alunos a partir do 1° ano do 2º grau.

O curso técnico de enfermagem capacita os estudantes para atuarem em conjunto a enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde. Para isso, a sua grade curricular apresenta disciplinas baseadas nas exigências do mercado de trabalho, como:

  • Relações Humanas;

  • Clínica Médica;

  • Enfermagem em Pacientes Críticos;

  • Saúde Coletiva.

Mercado de Trabalho

Após saber como é o curso Técnico em Enfermagem, é o momento de conhecer como é o mercado de trabalho para esses profissionais. Primeiramente, é importante saber os locais de atuação do técnico de enfermagem. Ele está presente em:

  • hospitais;

  • centros cirúrgicos;

  • clínicas;

  • consultórios;

  • casas de repouso;

  • unidades básicas de saúde;

  • maternidades;

  • ambulatórios em empresas;

  • entre outros locais.

Como você viu, o técnico de enfermagem tem uma atuação ampla, o que permite encontrar diversas possibilidades no mercado de trabalho. Mas não somente por isso, pois existem outras razões que contribuem para que o profissional tenha boas oportunidades.

Uma delas é o aumento da expectativa de vida da população. Com o envelhecimento, há uma busca maior pelos cuidados de saúde e a necessidade de utilizar esses serviços. Como o técnico de enfermagem é capacitado para atender idosos, esse nicho do mercado é repleto de vagas.

Além disso, com a pandemia do novo coronavírus, entendeu-se a necessidade de ter mais profissionais de saúde no mercado de trabalho para atender a todas as pessoas em cenários de crises sanitárias. Por esse motivo, há alta disponibilidade de emprego para técnicos de enfermagem.

Por que fazer um curso técnico em enfermagem

Você acabou de ver que o mercado de trabalho para o técnico de enfermagem apresenta diversas possibilidades de atuação. Mas por que considerar esse curso em vez de uma faculdade de Enfermagem?

A verdade é que o curso técnico permite entrar no mercado de trabalho mais rapidamente que a graduação, pois sua duração é menor. Enquanto no técnico o aluno pode concluir a formação em 2 anos, na graduação é necessário estudar por, pelo menos, 5 anos.

Ou seja, com o curso técnico é possível começar a trabalhar em menos da metade do tempo da graduação. Aliás, se o curso técnico também abranger o profissionalizante de auxiliar de enfermagem, pode-se atuar como auxiliar já ao fim do primeiro ano de estudos.

Outro ponto que permite a entrada mais rápida no mercado de trabalho é o fato de poder cursar o técnico concomitantemente com o ensino médio. Se esse for o seu caso, você pode sair do 2º grau já com uma profissão e pronto para atuar.

Ao longo deste post, você pôde entender como é o mercado de trabalho para quem faz o curso de Técnico em Enfermagem. Se a sua intenção é ingressar nessa carreira, mas não sabia se encontraria boas oportunidades, agora compreende que essa é uma área em constante crescimento.

Você quer ser um profissional de saúde e aproveitar as oportunidades desse mercado? Então conheça o curso de Técnico em Enfermagem oferecido pelo Dom Bosco Saúde!

bottom of page