top of page
  • Foto do escritorDom Bosco Caragua

Técnicos em saúde ganham espaço com expansão do setor e mudança do perfil da população

Segundo o IBGE, 29,4% dos estudantes que procuram por um curso técnico no Brasil estão na área da saúde, que se encontra em plena expansão no nosso país.

A pesquisa “Aspectos Complementares da educação de Jovens e Adultos e Educação profissional'' também indicou que a área da saúde é muito procurada pelas mulheres, representando 46,1% dos estudantes.

Vários fatores se somam para a falta de profissionais preparados na área da saúde, o que nos faz enxergar no setor uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional.

Neste artigo, iremos falar sobre a expansão do setor da saúde e os profissionais técnicos.

Aproveite a leitura, esperamos que seja útil.


Profissionais de saúde: área técnica

A profissão de técnico na área da saúde, seja na enfermagem, na radiologia, no administrativo, é muito nobre, de extrema importância para sociedade, onde sempre haverá a necessidade de mais profissionais qualificados.

As estimativas dizem que, para cada enfermeiro, por exemplo, existem aproximadamente 3 profissionais técnicos, que estão à frente de trabalho dos hospitais, clínicas e instituições de atendimento de saúde.

Eles são responsáveis por colocar em prática todas as atividades para execução dos cuidados.

São eles a linha de frente da saúde, os braços e mãos que cuidam.


Expansão do setor de saúde

A plena expansão do setor de saúde, acelerada pela pandemia, possui diversas causas, mas principalmente o aumento de leitos nos principais hospitais e centros de saúde do país.

Além disso, nos últimos anos, auxiliado pela tecnologia, houve um crescimento exponencial das redes de laboratórios e medicina diagnóstica, principalmente no diagnóstico por imagem.

Sem contar no fator determinante que é o aumento cada vez maior da população idosa, que segundo as expectativas, vai crescer cada vez mais.

Essa questão do envelhecimento da população talvez seja a maior questão de crescimento do setor, já que as pessoas que levam uma vida mais longa são também aquelas que mais cuidam da saúde.

Ultimamente percebemos uma mudança de comportamento da população em relação aos cuidados com a saúde e, como consequência disso, há um aquecimento e aumento na procura por tratamentos e cuidados com a saúde.

Com os avanços tecnológicos mais o aumento da procura por cuidados, temos o cenário perfeito para quem deseja se profissionalizar e se tornar mão de obra altamente especializada para o setor de frente da saúde.


Formação técnica

A formação técnica é extremamente necessária para a área da saúde, afinal, esses profissionais são treinados para desenvolver as atividades práticas, mas para além disso, a vivência no setor pode ser determinante para seguir uma carreira longa e de sucesso.

Na pandemia, à duras penas, pudemos perceber a necessidade e a importância dos profissionais técnicos da saúde e como essa é uma área promissora.

Como vimos, está havendo uma mudança no comportamento da população que vai gerar, cada dia mais, a necessidade por profissionais técnicos na área da saúde, seja nos cuidados com os idosos, seja nos hospitais, clínicas de diagnósticos, de procedimentos, estéticos, enfim, a lista de oportunidades é imensa.

Mas, para estar preparado para disputar as melhores vagas do mercado é preciso se preparar, é preciso se profissionalizar.


O mercado da saúde nunca esteve tão aquecido, mas a pergunta que fica é:


Você está preparado(a)?


Para se preparar é preciso estudar, se profissionalizar em uma instituição que ofereça, além de conhecimento técnico, amor e humanização nos cuidados com a saúde.


O Instituto Dom Bosco é referência na região de Caraguatatuba, em cursos profissionalizantes, livres e técnicos na área da saúde, e oferece a seus alunos o que há de mais moderno em ensino e profissionalização nas áreas de enfermagem, radiologia, instrumentação cirúrgica e medicina diagnóstica.


Se você pretende entrar para o mercado de trabalho da área da saúde, a sua oportunidade está no Instituto Dom Bosco!

Mude a sua vida, realize o seu sonho e venha conhecer os cursos disponíveis Dom Bosco Saúde


bottom of page